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Outbound x Inbound: qual a melhor estratégia de marketing para minha empresa?

Outbound x Inbound: qual a melhor estratégia de marketing para minha empresa?

Todo projeto que realmente precise ser bem sucedido inevitavelmente precisa ser concebido com base em uma boa estratégia. Às vezes, se o que se quer alcançar é muito audacioso, são necessárias várias estratégias.

Não há outra maneira: as empresas que realmente querem aparecer necessitam de divulgação e, para isso, as estratégias em marketing são o único caminho realmente eficaz. Um planejamento bem estruturado e um cronograma previamente aprovado são algumas das ferramentas essenciais para a execução do projeto.

É aí que entra a dúvida mais frequente nos dias de hoje. Estratégia Outbound x Estratégia Inbound: qual a melhor estratégia de marketing para minha empresa?

Estratégia outbound

Definida pelo marketing tradicional, ao contrário do que se anda falando por aí, a estratégia Outbound tem seu valor e, se bem pensada e aliada a outras ações, pode otimizar os resultados.

Para quem não está muito acostumado ao termo, o Outbound Marketing, em resumo, engloba as mídias mais conhecidas como TV, rádio, revista, jornal. Ou seja: trata-se de um marketing com posicionamento mais intromissivo, que “interrompe” o cliente/consumidor.

Estratégia inbound

Por outro lado, a estratégia inbound – mais recente – busca atrair a atenção e o interesse do cliente através da oferta de conteúdo rico e pertinente com o propósito de auxiliar a persona na resolução dos seus problemas.

Utilizando a internet como meio principal de execução, o Marketing Digital – seguindo o funil de vendas – oferece conteúdo através de blogs, estreita relacionamentos via automação de marketing e aumenta as conversões dos leads por meio de landing pages.

Mas, qual delas é ideal para minha empresa?

Antes de qualquer resposta taxativa, é preciso levar em conta fatores como ramo e porte da empresa, seu público-alvo, sua gama de produtos e serviços, entre outros pontos.

Essa análise permitirá saber qual opção de marketing se encaixa melhor para a empresa, no entanto, seria muito utópico afirmar com veemência que somente essa alternativa dá certo.

Complementar as estratégias, assegurando que ambas estejam convergindo para um mesmo objetivo, é o caminho mais assertivo.

Em uma campanha, por exemplo, você vai definir o objetivo e o tom da comunicação. No entanto, a linguagem a ser utilizada será adaptada para cada mídia. Além disso, tanto a estratégia inbound quanto a outbound deverão confluir para “os mesmos” pontos de contato.

Michele Garbin

Redatora publicitária, mãe coruja e leitora assiduamente assídua. Graduada em Letras, Especialista em Metodologia no Ensino de Língua Portuguesa e Estrangeira e amante e aprendiz de publicitário.

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