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3 dicas para unir e alinhar estratégias entre marketing e vendas

3 dicas para unir e alinhar estratégias entre marketing e vendas

Marketing e vendas são duas coisas completamente distintas. Certo? Errado! Em tempos de inbound marketing, redes sociais e estratégias online, essas áreas têm compartilhado muitos objetivos e trabalhado cada vez mais de forma colaborativa para alcançar um mesmo resultado.

A lógica é a mesma de uma equipe de futebol, por exemplo. De nada adianta um time contar com um bom técnico e os melhores jogadores, se em uma partida a bola não chegar aos pés dos atacantes ou não entrar no gol. Afinal, o objetivo é sempre ganhar a disputa.

Com os times de marketing e vendas é isso que acontece. Todo esforço feito pelo setor de marketing para encontrar, atrair e qualificar clientes para a equipe de vendas terá sido em vão se os negócios não forem concretizados e os lucros não aumentarem.

Portanto, mais do que nunca, essas áreas precisam caminhar lado a lado. O sucesso só será alcançado quando houver engajamento mútuo. O que, de certa forma, é o primeiro (e mais difícil) passo a ser dado. Por isso, selecionamos três dicas fantásticas para alinhar essas duas equipes.

1. Defina metas para as duas áreas

Definir metas (reais e atingíveis) é uma maneira de traçar o caminho que precisa ser percorrido pelos dois setores para alcançar o resultado desejado: aumento das vendas. Também é uma forma de definir prioridades e gerar motivação nos envolvidos no processo.

Dessa forma, a equipe de marketing precisa conhecer o número de leads qualificados a ser entregue para vendas, que, por sua vez, deve ter em mente a quantidade de novos clientes a serem conquistados. Tudo isso, é claro, sem aquela enorme pressão que pode acabar transformando a tarefa em um verdadeiro desastre.

2. Compartilhe informações

O trabalho a ser realizado entre as duas áreas precisa ser conjunto, portanto compartilhar informações sobre o andamento das estratégias é quesito fundamental para um resultado positivo.

Durante a jornada de compra dos clientes, é importante que o time de marketing repasse dados sobre a evolução do cliente no funil de vendas (local de conversão, e-mails recebidos e abertos, etc.) e o time de vendas repasse informações sobre o número de negócios fechados ou não.

3. Avalie constantemente as estratégias

O item descrito acima é essencial para que essa última dica possa ser colocada em prática. Com o compartilhamento de informações, as equipes terão o conhecimento necessário para avaliar e melhorar o trabalho, afinal, em uma estratégia de Marketing Digital também é preciso improvisar.

Reveja os processos, as formas de execução e os resultados alcançados. Se eles estiverem dentro do esperado, não se engane, há sempre uma forma de melhorá-los. E, se as estratégias não estão dando certo, o que precisa ser feito para mudar essa realidade?

Lembre-se de que é a avaliação constante que garante os melhores resultados no caminho para o sucesso!

Gabriela Gibikoski

Jornalista por paixão e formação, graduada em Comunicação Social - habilitação em Jornalismo. Cursando pós-graduação de Marketing Digital e Mídias Sociais e amando descobrir um novo mundo em uma agência de publicidade, propaganda e resultados.

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