Ideias que
conectam pessoas
O que é e por que sua empresa precisa ter uma Automação de Marketing

O que é e por que sua empresa precisa ter uma Automação de Marketing

Quem já conhece um pouco sobre a estratégia de Marketing Digital, sabe que é necessário um esforço constante para fazer com que a persona avance com sucesso na jornada de compra, efetivando a venda do produto ou serviço.

Para isso, ações recorrentes e algumas pontuais são sempre bem-vindas. Entre blog posts, materiais ricos e landing pages, podemos destacar a eficiência de uma boa automação de marketing.

Entendendo o que é uma Automação de Marketing

Em resumo, Automação de Marketing trata-se de entender e agir de maneira personalizada com as pessoas que interagem com sua empresa em canais online. É se fixar exatamente no interesse do possível cliente, em seu estágio de compra e dar a ele todas as informações que precisa e são atrativas.

A Automação de Marketing nada mais é do que compreender as necessidades e a posição do seu potencial cliente através das pistas deixadas por ele nos seus canais online, para que, então, você saiba como guiá-lo dali em diante.

Muito além de programar e-mails ou das mídias sociais, criar uma Automação de Marketing efetiva consiste em estudar mais a fundo o comportamento do seu cliente, compreender o caminho que ele percorre até efetuar a compra (ou o fechamento do negócio).

Por que minha empresa precisa disso?

Na teoria, parece um tanto complicado, mas, na prática, 3 vantagens podem responder rapidamente esse questionamento. Sintetizando, uma boa Automação de Marketing possibilita:

– Aumentar as vendas
– Diminuir o custo de aquisição
– Otimizar a retenção

Toda empresa existe, basicamente, por um motivo: ter boas vendas. Então, aumentá-las é um dever de todo empreendedor. Nesse caso, a Automação de Marketing permite agilizar o caminho percorrido pelo potencial cliente em direção à compra.

E, cada persona, pode ser “nutrida” de maneira exclusiva, considerando seus objetivos.

Em um segundo ponto, o aumento das vendas precisa ser inversamente proporcional do custo de aquisição. Ou seja: quanto maior o número de vendas, menor deve ser o custo por conquistar um cliente.

Com a Automação de Marketing, você acelera o ciclo de vendas, direcionando leads (potenciais clientes) mais preparados ao time de vendas. Tudo isso poupa tempo, dedicação e investimento para a empresa.

Por fim, a empresa também precisa, constantemente, aumentar a vida útil do cliente; porque, quanto mais ele permanecer utilizando sua solução ou comprando seu produto, maior será a receita recorrente. Em consequência, maior será seu faturamento.

E como fazer isso? A Automação de Marketing otimiza a experiência do seu cliente, aumentando a satisfação e incentivando-o a investir mais nas suas soluções e produtos. Afinal, cliente satisfeito é cliente fidelizado!

Ficou interessado? Conheça mais no post Fluxo de Nutrição: como construir um relacionamento com sua persona.

Michele Garbin

Redatora publicitária, mãe coruja e leitora assiduamente assídua. Graduada em Letras, Especialista em Metodologia no Ensino de Língua Portuguesa e Estrangeira e amante e aprendiz de publicitário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *