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A crise chegou! Corto ou não os investimentos em Marketing Digital?

A crise chegou! Corto ou não os investimentos em Marketing Digital?

A crise pegou, o orçamento apertou: “fulano”, corta os investimentos em Marketing Digital e diminui as horas da agência. A história é triste, mas é o pensamento de muitos CEOs e a realidade de muitas empresas diante de um cenário econômico cada vez mais complicado.

A opinião é de que o dinheiro investido nessas estratégias e ferramentas é desperdiçado, como se estivesse sendo jogado fora e não trouxesse nenhum tipo de retorno efetivo para a empresa. Logo, na “primeira brecha”, a verba será cortada, como se fosse a solução dos problemas.

Só que essa percepção está completamente errada (sinto informar). Onde muitos veem problemas, dificuldades, gastos e despesas, outros enxergam solução, resultados, investimentos e retornos. Quem está certo e sai ganhando nesse história? A resposta, com certeza, você sabe.

O problema é que muitos não conseguem “ver” essa realidade. Isso acontece quando as estratégias não são planejadas, as práticas não são acompanhadas e os resultados não são apresentados. Dessa forma, o problema não está na técnica, mas, na sua execução.

O Marketing Digital é sim um importante instrumento de geração de oportunidades de negócios e uma excelente fonte de receitas. Portanto, respondendo ao título desse post, diante de uma crise não corte os investimentos nesse setor. Aposte em atrair mais clientes para aumentar os lucros.

Quanto devo investir, então, em Marketing Digital?

Para definir o valor a ser investido em Marketing Digital, o primeiro passo é analisar o histórico de vendas e o crescimento da sua empresa. Estime a margem de lucro que a sua empresa tem por venda e avalie quanto dessa margem sua empresa está disposta a investir em Marketing Digital.

Depois, defina metas de vendas que você gostaria que fossem alcançadas pela sua empresa. Aí é só relacionar esses números para ter uma base de quanto você quer investir em Marketing Digital para definir seu orçamento.

É claro que a definição do valor também depende do momento vivido pela empresa, do crescimento da economia e do feeling da equipe de gestão, mas as dicas passadas aqui já ajudam a dar um direcionamento da decisão.

Em quais estratégias de Marketing Digital deve apostar?

O Marketing Digital apresenta uma lista bastante extensa de serviços e soluções que podem ajudar sua empresa a aumentar o faturamento. Entre eles estão produção de conteúdo em blog, otimização SEO, Google Adwords, Facebook Ads, entre outros.

No entanto, você precisa saber o que é prioridade. As estratégias e, consequentemente, os resultados caminham lado a lado, mas se a verba não for muito grande opte por iniciar com alguns serviços essenciais, como o desenvolvimento, manutenção e atualização de um bom website, por exemplo.

Depois, quando os resultados começarem a aparecer e as vendas melhorarem, ficará mais fácil aumentar o orçamento para estratégias de Marketing Digital. Tudo vai de conversar também com sua equipe de marketing ou com a agência contratada para realizar o serviço. Por isso, conhecimento e bom senso são essenciais nessa hora.

Para terminar, lembre-se: o Marketing Digital está em alta, mas não é esse o motivo que deve levar sua empresa a contratar esse tipo de serviço. O que fala mais alto é a eficácia e a garantia de bons resultados para o seu negócio!

Ainda não está convencido da eficiência do Marketing Digital no sucesso da sua empresa? Então, confira 5 razões para sua empresa investir em um blog e alavancar as vendas.

Gabriela Gibikoski

Jornalista por paixão e formação, graduada em Comunicação Social - habilitação em Jornalismo. Cursando pós-graduação de Marketing Digital e Mídias Sociais e amando descobrir um novo mundo em uma agência de publicidade, propaganda e resultados.

1 Comentário

  1. João Palish
    2 de maio de 2016 às 15:55 · Responder

    Ótimo Artigo, estou no aguardo de novos conteúdos relevantes como esse. Parabéns

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