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Fluxo de Nutrição: como construir um relacionamento com sua persona

Fluxo de Nutrição: como construir um relacionamento com sua persona

Você já sabe que a maneira de “fazer marketing” mudou. Fazendo uma brincadeira com a palavra: se quiser a atenção do seu público, ele terá que ser o centro das atenções.

E isso só se materializa através da construção de relacionamento. No Marketing Digital, lado a lado com um conteúdo de qualidade, que seja rei na estratégia, o relacionamento é estruturado a partir do fluxo de nutrição.

O que é Fluxo de Nutrição?

O Fluxo de Nutrição é o envio de conteúdo sistematizado (com a permissão do usuário), pensado de maneira “exclusiva”, com a intenção de levá-lo até a compra.

Dessa maneira, o Fluxo de Nutrição geralmente acontece através do e-mail, mas é importante ressaltar que o relacionamento é construído em todos os canais ativos da empresa.

O que preciso para colocar em prática um Fluxo de Nutrição?

Antes de mais nada é essencial ressaltar que um Fluxo de Nutrição isolado não faz milagre. Ele é parte importante de uma estratégia completa de Marketing Digital, amplamente pensada e esquematicamente programada.

Mas, se você já tem uma estratégia em andamento e quer dar um up no marketing da sua empresa, o Fluxo de Nutrição é, com certeza, um passo certeiro.

Lista de e-mail + persona + conteúdo

Para dar início a um Fluxo de Nutrição conciso e com perspectiva de resultados, no mínimo é preciso ter definido uma persona e uma base de conteúdo para todas as etapas do funil de vendas.

Além disso, é primordial uma lista de e-mail expressiva. Mas, atenção: fique longe de listas de e-mails compradas. A ideia é que você mesmo construa sua lista a partir dos cadastros no seu blog, landing pages, site e, se for o caso, da versão trial do seu produto.

Você provavelmente vai pensar que essa é uma maneira demorada de construir essa lista; todavia, é preciso analisar por outro lado: ela será assertiva porque as pessoas que se cadastraram nesses canais estão realmente interessadas no seu conteúdo e, portanto, são realmente potenciais clientes.

O que não fazer em um Fluxo de Nutrição?

(In)felizmente todo mundo tem um amigo um tanto inconveniente: ele está sempre na sua casa, é “folgado” e fica te mandando mensagem a toda hora. No Marketing Digital e, especificamente, no Fluxo de Nutrição, sua empresa/marca não deve ser esse amigo.

É preciso cuidar a frequência de envio de e-mails para não se tornar chato e “intrometido”. Além disso, é fundamental variar os conteúdos de acordo com os estágios do funil de vendas para que o usuário realmente esteja recebendo conteúdo diversificado.

Bastante coisa, não é mesmo? Colocar em prática uma estratégia completa de Marketing Digital requer muita dedicação, atenção e tempo.

Para que a sua empresa fixe os olhos na produtividade e se preocupe com as tarefas diárias, você precisa contar com uma agência de resultados completa para pensar, colocar em prática e analisar a melhor estratégia para a sua empresa.

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Michele Garbin

Redatora publicitária, mãe coruja e leitora assiduamente assídua. Graduada em Letras, Especialista em Metodologia no Ensino de Língua Portuguesa e Estrangeira e amante e aprendiz de publicitário.

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