Ideias que
conectam pessoas
Saiba o que é co-working e conheça os benefícios dessa alternativa

Saiba o que é co-working e conheça os benefícios dessa alternativa

Você sabe o que é co-working? A expressão nascida nos Estados Unidos tem sido frequentemente utilizada no Brasil para definir espaços compartilhados de trabalho. Assim como a expressão, a sua prática também tem se tornado cada vez mais comum.

Os motivos que levam profissionais autônomos, ou pequenas empresas, geralmente com até 5 funcionários, a optar por essa alternativa são vários; o principal deles é o temido aluguel das salas comerciais.

O alto custo para manter um espaço alugado no centro de cidade, somado a outros gastos como água, luz e pagamento de funcionários, acaba, muitas vezes, tornando o negócio inviável.

Por isso, muitos empresários têm começado a apostar nesses espaços compartilhados de trabalho para reduzir gastos. Dessa forma, as contas no fim do mês não pesam só em um bolso.

Mas, o co-working oferece ainda muitas outras vantagens. Elencamos 5 benefícios principais para você conhecer mais sobre essa alternativa.

1. Compartilhamento

Muitos mais que dividir uma sala comercial, o co-working permite o compartilhamento, tanto de ideias quanto de networking. Empresas de áreas distintas, que optam por unir o útil ao agradável, podem e devem estabelecer parcerias e contratar serviços umas das outras.

2. Interação social

Profissionais autônomos, ou que viajam bastante, costumam dividir um mesmo sentimento: a solidão. No co-working isso não vai mais acontecer, afinal você estará dividindo o espaço com outras pessoas.

Além disso, quem faz uso de home-office, mas se sente isolado ou tem pouca disciplina para delimitar horários de trabalhos e cumpri-los, pode encontrar no co-working a solução para esses dois problemas.

3. Descontração

Quem não gosta de ter um momento de descontração durante o trabalho? Uma parada para um lanche, uma conversa sobre um assunto mais descontraído são coisas que fazem muita diferença no dia a dia.

Isso tudo é possível no co-working, através da convivência com pessoas da mesma área ou de setores diferentes.

4. Conhecimento

Na maioria dos casos, os co-workers são pessoas de diferentes áreas e isso pode agregar muito conhecimento, basta você saber aproveitar.

Converse com os colegas de trabalho, busque saber mais sobre o modelo de negócio dele, leia e pesquise sobre o assunto, afinal conhecimento nunca é demais.

5. Incentivo

Trabalhar com outras pessoas pode servir também com incentivo e motivação. Se o seu colega de trabalho produzir muito durante um dia inteiro, mais do que você é acostumado, ele pode servir como fonte de inspiração. Se ele fechar um grande negócio, você não vai querer ficar atrás, certo? Então, use isso a seu favor e aproveite todos os benefícios do co-working.

Gabriela Gibikoski

Jornalista por paixão e formação, graduada em Comunicação Social - habilitação em Jornalismo. Cursando pós-graduação de Marketing Digital e Mídias Sociais e amando descobrir um novo mundo em uma agência de publicidade, propaganda e resultados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *