Ideias que
conectam pessoas
Menos é mais: tendências sobre a criação de marcas

Menos é mais: tendências sobre a criação de marcas

No mundo publicitário, constantemente somos informados e vivenciamos mudanças. Tipografia, cores, símbolos, imagens, entre outros fatores, estabelecem tendências que são absorvidas pelas marcas.

Com foco especial na marca, há algum tempo, designers vêm se deparando com o minimalismo. Também chamado flat design, o design minimalista prega a simplicidade visual com um conceito mais elaborado.

Tanto no impresso como online, o minimalismo já é tendência nas agências e a propensão é que ele esteja ainda mais presente. Alguns traços são característicos do flat design:

  • Adeus ao degradê nas marcas: com cores definidas e chapadas, o minimalismo dá adeus ao degradê.
  • Dosagem de elementos: as marcas com conceito minimalista apostam em poucas informações. Elementos que não são essenciais passam a ser utilizados em materiais de apoio.
  • Tipografia: a opção são por fontes mais legíveis e limpas e, em sua maioria, sem serifa.
  • Cores: desempenham funções sensoriais. A ideia é que além de harmonia, as cores também transmitam sensações ao público.
  • Alinhamento: as grades, mais do que nunca, são necessárias. A disposição de elementos na tendência minimalista visa a organizar os elementos de maneira a deixá-los organizados.
  • Espaço em branco: áreas de respiro são essenciais no flat design.

Abaixo, selecionamos algumas marcas que foram desenvolvidas com base no conceito minimalista.

google

netflix

nivea

coperaguas

Conheça mais sobre o processo de criação de marca que seguimos na 2op!

Rodrigo Luiz Cesco

Diretor de Arte. Há sete anos trabalha com gestão de marca, campanhas publicitárias, websites. Guri do interior, apaixonado por natureza, encontra nas coisas simples da vida a inspiração que precisa para seu trabalho (e para a vida)!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *