Ideias que
conectam pessoas
Home office: saiba como otimizar sua produtividade

Home office: saiba como otimizar sua produtividade

A evolução tecnológica tem ampliado as possibilidades de trabalho. Através do cloud computing, por exemplo, você pode estar em casa para realizar o seu trabalho.

Muitas pessoas já têm feito dessa prática uma atividade primária, desenvolvendo diversos tipos de trabalho diretamente do conforto de suas casa. Há diversas vantagens em optar por trabalhar home office, entre elas, podemos citar: flexibilidade de horário, menores custos, maior independência e, há até quem afirme que a qualidade de vida aumenta.

No entanto, com o bônus vem o ônus: é preciso muita dedicação, organização e comprometimento para fazer o trabalho render, já que no home office, a princípio, não há a supervisão de outras pessoas. Por isso, selecionamos alguns segredinhos para otimizar sua produtividade em casa.

1. Estabeleça prioridades

Quanto mais tempo se tem, menos se faz. Infelizmente, essa é uma realidade do ser humano. Então, estabeleça prioridades, organize uma agenda (física ou online) e gerencie suas tarefas diárias.

Afinal de contas, não é porque você está em casa que pode fazer as coisas de qualquer jeito, certo?

Já falamos sobre isso em nosso post sobre produtividade.

2. Foco, foco e mais foco

Procrastinar é uma das coisas mais fáceis de fazer quando se está em casa. Tem a TV, o sofá, a cama, a cozinha… uma infinidade de distrações (deliciosas) que podem causar estragos de proporções estratosféricas se não forem cortados desde o início.

Diante das prioridades que você listou, mantenha o foco em iniciar e finalizar tarefas. Não é um pecado mortal fazer pequenas pausas, mas é imprescindível cuidar para que elas não se tornam um empecilho na sua produtividade.

3. Crie uma rotina

Seu trabalho e sua casa estão no mesmo lugar. Ser comprometido é essencial, mas nunca esqueça que você também tem direito a momentos de folga com a sua família, por exemplo. Não se torne um escravo do trabalho.

Verifique em quais horários você é mais produtivo e reserve outros momentos para relaxar!

4. Limpeza

Assim como nas empresas, o local da sua casa que você escolheu para trabalhar precisa ser limpo, organizado, bem iluminado e arejado. São cuidados que indiretamente contribuem para o aumento da produtividade e, é claro, na qualidade do trabalho.

5. Organização financeira

Trabalhar home office pode ser uma viagem do paraíso ao inferno se o seu dinheiro não for bem administrado. Mesmo em casa, você não pode esquecer que seu trabalho é a sua empresa e, como todo negócio, tem contas a pagar.

Portanto, organize seu dinheiro para evitar preocupações (já que essa é uma das vantagens de se trabalhar em casa).

Para ajudar ainda mais, sugerimos a leitura do post “Na ponta do lápis: 5 apps para controlar suas finanças”, no qual listamos alguns apps bem práticos para organizar as finanças pessoais.

Equilibrando as vantagens com os deveres, com certeza, o home office se tornará um trabalho produtivo e de qualidade.

Você já pratica esse tipo de atividade? Tem mais alguma dica para compartilhar? Conte para a gente nos comentários!

Michele Garbin

Redatora publicitária, mãe coruja e leitora assiduamente assídua. Graduada em Letras, Especialista em Metodologia no Ensino de Língua Portuguesa e Estrangeira e amante e aprendiz de publicitário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *