Ideias que
conectam pessoas
Aprovado sem alterações: a importância da apresentação para o cliente

Aprovado sem alterações: a importância da apresentação para o cliente

Só quem é do mundo da publicidade conhece a sensação maravilhosa de ouvir a palavra mágica A-PRO-VA-DO da boca do cliente. Mas, para que ela seja pronunciada e você receba os louros da vitória, é indispensável que você esteja armado com uma apresentação muito foda.

Apesar de conhecer seu negócio melhor do que ninguém, os clientes, em geral, têm dificuldade em visualizar qualquer proposta de identidade visual ou material referente a sua marca. Além disso, com a quantidade de assuntos a serem resolvidos, eles também não dispõem de muito tempo para ouvir “palestras”.

Para que ele saia satisfeito, alguns passos podem trazer bons resultados na apresentação:

Para iniciar, uma conversa informal

Iniciar o contato com uma conversa informal para criar um ambiente descontraído e menos “pesado” é essencial. É claro que é preciso manter uma postura séria; afinal, vocês estão falando da comunicação da empresa dele e isso tem que ser levado a sério!

Seja breve e conciso!

Nada de lenga-lenga, objetividade é tudo na apresentação. Mostre, de forma atrativa e breve, a pesquisa, os achados e defenda sua proposta. Não encha sua apresentação de textos longos. Lembre-se de que ela precisa ser apenas um guia; quem tem que dominar o assunto e nortear a exposição é você.

Para isso, estude (muito) a apresentação antes. Saiba o que ela traz de cabo a rabo; imagine tudo que seu cliente pode questionar e esteja preparado para responder suas perguntas sem se contradizer.

Criatividade é lei!

Use e abuse da criatividade, mas mantenha o foco na apresentação do material. O arquivo inteiro e “cru”, como você o vê na interface do programa, não serve pro seu cliente. Busque alternativas para transmitir realidade, como se o cliente pudesse vê-lo na gôndola, no PDV ou impresso.

Apresentação de marca

Para exemplificar, disponibilizamos abaixo uma apresentação que fizemos para defesa de marca de um de nossos clientes.

Vale ressaltar que muito antes da apresentação, houve todo um processo de pesquisa e análise que durou cerca de 8 meses, a qual reuniu agência, direção e uma equipe de colaboradores para discutir e elencar valores e conceitos da marca.

Vídeo: fechando com chave de ouro

Para abrilhantar ainda mais a apresentação, é válido usar o recurso de vídeo para surpreender seu cliente.

Você pode optar por um vídeo externo para reforçar um conceito ou, ainda, criar um vídeo para apresentar, por exemplo, a nova marca.

Abaixo, você confere o vídeo que fizemos para complementar a apresentação de marca que falamos anteriormente.

Mock-ups: visualizar para aprovar

Abaixo, selecionamos algumas imagens que mostram (e fazem) a diferença ao apresentar os materiais do cliente.

O mock-up – velho conhecido dos designers – desempenha esse papel muito bem, pois, permite que o cliente visualize na prática como a sua proposta de material será.

CARTAO

CARTAZ

FLYER

OUTDOR

Rodrigo Luiz Cesco

Diretor de Arte. Há sete anos trabalha com gestão de marca, campanhas publicitárias, websites. Guri do interior, apaixonado por natureza, encontra nas coisas simples da vida a inspiração que precisa para seu trabalho (e para a vida)!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *