Ideias que
conectam pessoas
7 questões para avaliar o controle financeiro da sua empresa

7 questões para avaliar o controle financeiro da sua empresa

Nos dias atuais, com a evolução constante da tecnologia e o mercado cada vez mais competitivo e exigente, o controle financeiro torna-se uma ferramenta imprescindível para que a empresa consiga manter as finanças em equilíbrio.

O controle financeiro é importante para toda e qualquer empresa, independente do ramo ou atividade que exerce. Muitas empresas possuem dificuldades em lidar com esse controle devido ao pouco conhecimento que possuem da área.

Com a ajuda de um sistema financeiro, será possível controlar os compromissos de curto e longo prazo, além de acessar o fluxo diário, semanal, mensal ou anual, conforme a necessidade da empresa. Tudo com um único objetivo: atingir as metas e os objetivos estipulados.

No post abaixo iremos demonstrar 7 questões importantes para um controle financeiro eficiente e como aplicamos essas questões na 2op.

  1. Qual a situação da sua empresa? Ela possui controles administrativos?

    Na 2op, utilizamos o software iClips, um sistema de gerenciamento completo em que é possível ter o controle de entradas e saídas, comissões, ordens de serviços, relacionamento com os clientes, controle de horas de colaboradores e muitas outras funcionalidades para administração completa de uma agência de publicidade.

  2. Você separa as finanças pessoais das profissionais?

    Este é um item muito importante. Aqui, na agência, prezamos muito por isso, separando totalmente as contas dos sócios e as contas de ambas as empresas. A vida pessoal e o controle de finanças dos sócios,  devem estar totalmente separadas da saúde financeira da empresa

  3. Você sabe calcular corretamente o preço de venda, considerando custos e despesas?

    Na 2op o método utilizado é calculado em horas. Assim, é calculada a hora de cada funcionário, bem como todos os custos e despesas envolvidos.

  4. Você acompanha os resultados da sua empresa (lucro/prejuízo)?

    Sao feitos relatórios mensais e discutidos com os sócios, sobre os lucros e despesas da empresa, bem como a necessidade de reduzir custos ou buscar meios para aumentar o faturamento.

  5. Você sabe quanto cada departamento/setor contribui para o faturamento da sua empresa?

    Na 2op, temos dois departamentos distintos: o departamento interativo e o departamento de propaganda e publicidade. Todos os trabalhos dividimos e controlamos através de um centro de custos para cada departamento. Dessa maneira, sabemos o retorno que cada um proporciona para a empresa.

  6. Você controla o saldo de caixa diário de sua empresa?

    Aqui, fazemos um controle diário de entradas e saídas, o qual é repassado para os sócios para análise. Além desse controle diário temos um fluxo de caixa eficiente o qual nos prepara para avaliações financeiras a médio e longo prazo.

  7. Antes de comprar algum bem/equipamento, você analisa a viabilidade da compra?

    Antes de comprar ou investir, há sempre uma análise entre os sócios. Desta forma, são feitos três orçamentos em diferentes empresas, prezando sempre pela mesma qualidade, para então, analisar e ver se a compra ou o investimento é viável ou não.

Com base nas repostas acima, é possível analisar a necessidade da sua empresa de implantar algum tipo de controle administrativo/financeiro mais eficiente e também ter a noção dos recursos disponíveis para definir objetivos e traçar metas. Pode-se também prevenir situações que possam ocorrer a longo prazo com a menor margem de erro possível.

Com as exigências do mercado atual, torna-se cada vez mais indispensável a utilização de ferramentas para o controle constante da gestão e organização da empresa.

Géssica Bergamin

Acadêmica do 5º período de Administração, identifica-se com a matemática e é amante de um bom livro. Ansiosa e perfeccionista, gosta de problemas resolvidos com rapidez.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *