Ideias que
conectam pessoas
Por que você deve cuidar da sua imagem nas redes sociais?

Por que você deve cuidar da sua imagem nas redes sociais?

No Facebook, no Twitter, no Instagram todo mundo é feliz, lindo e tem bom gosto. Dentro de suas particularidades, cada rede social traz enxurradas gigantes de postagens que tratam de humor, entretenimento, causas sociais e ambientais, além de desabafos quilométricos.

É difícil atualmente encontrar pessoas que ainda não tenham aderido a alguma rede social e, com isso, ficou fácil e prático para as empresas saberem mais sobre seus candidatos a vagas de trabalho. É só acessar o Google, digitar o nome da pessoa e voilà, páginas infinitas trazem informações diversas sobre ela.

Por isso, o que você anda publicando merece sua atenção e preocupação. Textos, frases, imagens, vídeos, infográficos e afins podem falar muito mais sobre você do que aquela entrevista que – na sua cabeça – você tinha tirado de letra. Mas, calma! Nem tudo está perdido: algumas dicas podem auxiliar você a fazer uma análise e – talvez – fazer uma faxina nos seus perfis.

1. Pense antes de postar

Alguém, em algum momento da história, já disse que é bom e recomendado pensar um pouco antes de falar. A máxima também vale para postar. Seus dedos obedecem aos seus comandos, eles não saem dançando no teclado e escrevendo desvairadamente – e nem clicam nos botões de “enviar”.

Usar o bom senso e pensar pode evitar um grande problema. Afinal, você se torna eternamente responsável pelo conteúdo que publica.

2. Antes de defender uma causa, pesquise sobre ela

Principalmente no Facebook, atualmente, todo mundo virou ativista – de cadeira – de uma causa. Textos gigantes trazem as opiniões das pessoas que, à primeira vista, dariam a vida por certas causas.

Não estou dizendo que você deva abandonar suas convicções. O conselho é que, antes de sair publicando, você analise se o seu direito não acaba, em alguma medida, ferindo o direito do outro. Tenha o cuidado de não deixar que seu ímpeto de salvar o mundo acabe criando, no futuro, problemas com o mercado de trabalho.

3. Publicações na medida certa

Seu dia tem 24 horas. Presumindo que você trabalhe, estude, vá a academia, coma e durma, pouco (ou nenhum) tempo sobra. Uma postagem ou duas por dia, sobre algo (verdadeiramente) pertinente, são perfeitamente aceitas e bem-vistas.

A menos que você seja uma celebridade com uma agenda diversificada, nada justifica a postagem, o comentário e o compartilhamento desenfreado. Então, tome cuidado!

4. Cuidado com os flashs

Aqui, evitar, a todo custo, os excessos é a lei. Selfies demais fazem de você um egoísta. Inúmeros álbuns no Facebook em praias e festas fazem de você um folgado. Fotos de comidas te fazem gordo; e de bebida, um alcoólatra. Vale a dica e o cuidado!

5. Guarde as saudações diárias para quem você encontra de verdade

Bom dia, boa tarde e boa noite: se você não for o William Bonner, seu uso é totalmente desnecessário.

Apesar de básicas, as regras não são cumpridas e podem, com certeza, te descartar de um processo de seleção. Por isso, vale a atenção, o cuidado e mudança de hábitos daqui em diante. Além de te dar uma mãozinha na vida profissional, assumir essa nova postura vai diminuir sua dependência (se preferir, o vício) das redes sociais!

Michele Garbin

Redatora publicitária, mãe coruja e leitora assiduamente assídua. Graduada em Letras, Especialista em Metodologia no Ensino de Língua Portuguesa e Estrangeira e amante e aprendiz de publicitário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *