Ideias que
conectam pessoas
Saiba como monitorar o comportamento de usuários em sites e aplicações

Saiba como monitorar o comportamento de usuários em sites e aplicações

Heatmaps ou mapas de calor são ferramentas que oferecem a oportunidade de olhar através dos olhos de seus visitantes como eles navegam em seu site ou aplicação. Basicamente trata-se de um pequeno script que rastreia exatamente onde os usuários estão clicando e qual o conteúdo mais visualizado.

Todas as informações são apresentadas a você através de uma camada (layer) sobre sua página, para que você possa ver onde os cliques são mais densos (mais quentes) e onde eles são inexistentes (frios). As cores que são sobrepostas em sua página quando você estiver vendo as estatísticas vão de branco para azul e terminam em vermelho, indicando um crescente número de cliques conforme as cores ficam mais quentes.

POR QUE ISSO É IMPORTANTE?

O que é realmente importante sobre heatmaps é que eles lhe dão uma representação visual clara dos dados ao contrário do que você obtêm ao utilizar o Google Analytics. Isso permite que você aja de imediato e não perca tempo tentando entender o que todo aquele tráfego e número de cliques realmente significam para o seu negócio.

Assim, você pode aumentar suas conversões, vendas ou qualquer outra coisa que você planejou como objetivo, tudo baseado na percepção visual que você começa ter a partir do mapa de calor.

Por exemplo: o heatmap de um site mostra que um anúncio está sendo facilmente esquecido. As possíveis razões para isso podem ser que o anúncio esteja com uma cor errada, perto de grandes imagens que capturam mais atenção ou em um lugar de pouca visibilidade na página. O rápido acerto destes detalhes pode fazer com que seu público seja atraído com muito mais eficiência.

Heatmaps ainda ajudam você a economizar muito tempo e dinheiro. É possível manter os esforços gastos com usabilidade ao mínimo e ajustar a experiência do usuário com base em como eles estão realmente interagindo com seu website.

FERRAMENTAS DE HEATMAP

Existem no mercado inúmeras ferramentas disponíveis para o monitoramento com mapa de calor. Entre as mais conhecidas podemos listar:

A maioria possui níveis de uso gratuito e, dependendo da necessidade, é possível ampliar as funcionalidades através de planos pagos. Dessa maneira, é possível gerar relatórios personalizados, salvar um número maior de páginas visualizadas e gravar sessões com um tempo maior.

Os recursos oferecidos são muito semelhantes entre estas ferramentas e geralmente dispõem de:

  1. Clique e toque: mostra as áreas onde os visitantes clicam em seu site;
  2. Movimentação: mostra onde os visitantes moveram o mouse na tela. Excelente para saber onde os visitantes estão olhando mais no seu site;
  3. Barra de rolagem: mostra as áreas do seu site que os visitantes estão vendo. Se eles estão vendo todo o conteúdo ou apenas a primeira parte da página e saindo;
  4. Gravar sessão: grava a sessão do usuário e, através de um vídeo que acompanha o movimento do mouse, é possível assistir tudo o que o visitante olhou e clicou no site.

Heatmap Scroll
Heatmap com rolagem indicando até aonde os visitantes estão visualizando o site.

As imagens utilizadas como exemplo deste post foram geradas a partir de nosso próprio site 2op.com.br, que utiliza o heatmap da Inspectlet. Esta ferramenta, além de ser bem completa, possui um plano gratuito que atende nossas necessidades, já que podemos gravar sessões de vídeos de até 4 visitantes diários.

Para usá-la, é necessário somente a criação de uma conta no site da ferramenta. Após isso, inserir em seu próprio site o código gerado. A partir deste momento, já é possível monitorar o comportamento dos usuários em seu site ou qualquer outra aplicação on-line.

Cleiton da Silva

Webmaster atuante desde 2007, graduado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas; Pós-graduado em Desenvolvimento de Aplicativos para Dispositivos Móveis e certificado em Inbound Marketing pela Resultados Digitais. Eterno aluno, apaixonado por desenvolvimento web e marketing digital.

1 Comentário

  1. avast antivirus activation code
    27 de setembro de 2017 às 13:21 · Responder

    Very wonderful and amazing material

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *