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Dicas para você começar a aplicar Endomarketing agora em sua empresa

Dicas para você começar a aplicar Endomarketing agora em sua empresa

O Endomarketing ou marketing interno pode ser definido como as ações que a empresa executa para fazer com que seus colaboradores tenham suas capacidades e habilidades maximizadas, criando assim um ambiente saudável, onde todos trabalhem com o mesmo foco.

Foi-se o tempo em que chamar os funcionários de colaboradores e/ou o recursos humanos de desenvolvimento humano era aplicar endomarketing. Atualmente a satisfação das equipes empresarias está totalmente ligada ao resultado de sua produção e de obtenção de lucros nas empresas.

Confira abaixo 5 dicas para realmente ter sucesso em sua empresa com a aplicação do Endomarketing:

1 – Invista no Desenvolvimento Humano

Muito se discute se o salário é um fator motivador. É lógico que um salário digno que permita a satisfação das necessidade básicas, de segurança e sociais, é um fator super importante em uma empresa, mas ele não pode ser visto isoladamente como o único fator de desenvolvimento. A empresa deve utilizá-lo como uma das ferramentas para o alcance dos objetivos organizacionais e de desenvolvimento.

Muitas vezes, o colaborador da empresa até possui um salário compatível com sua função e habilidades, mas não recebe nenhum incentivo a mais para o seu crescimento. Esse incentivo pode vir através da participação em cursos, palestras e até mesmo na oportunidade de discussão de novas ideias através da descentralização. Essa troca de ideias pode permitir que sua capacidade de liderança seja desenvolvida e que ele se sinta cada vez mais participativo no processo, aumentando sua satisfação com a empresa e melhorando seus resultados.

2 – Incentive o bom humor

Parece uma dica simples, mas não é! Um simples bom dia com um lindo sorriso pode tornar o humor das pessoas melhor, um bom sorriso no início do dia libera endorfina e espalha felicidade para todos que estão ao seu redor. Outro fator importante é que o bom humor é uma característica das pessoas criativas e quanto mais a criatividade for incentivada, mais resultados no final de um bom dia de trabalho serão gerados.

3 – Invista na comunicação interna

O gerenciamento da comunicação contínua sendo um dos principais problemas dentro das empresas. Geralmente as decisões são tomadas e muitos colaboradores não ficam, sequer, sabendo de uma importante mudança dentro de sua própria empresa. Atualmente existem vários softwares e metodologias que facilitam a comunicação da empresa com seus colaboradores. Nesse post, a gente demonstra como é feita toda a comunicação dentro da 2op com a utilização de um software super fácil e prático, o Trello.

Outra dica bastante útil é o investimento, por parte da empresa, no desenvolvimento de uma intranet, a partir da qual todos os colaboradores tenham acesso às principais informações e decisões tomadas pela empresa.

A intranet é um espaço restrito a determinado público, utilizado para compartilhamento de informações restritas. Geralmente, é usada em servidores locais instalados na empresa.

4 – Realize pesquisas de satisfação

Quem melhor que o colaborador da sua empresa para dizer como está se sentindo? Atualmente é muito fácil fazer uma pesquisa para medir a satisfação organizacional. A partir dos resultados, fica mais fácil e assertivo tomar várias decisões que irão contribuir com o clima na sua empresa.

Nesse link, disponibilizamos um modelo de pesquisa organizacional que você pode baixar e utilizar para criar a pesquisa de satisfação em sua empresa.

Dica: caso você for usuário do Google App, você poderá criar uma pesquisa em minutos utilizando o Google Forms.

5 – Dê respostas

Já falamos que a comunicação é um dos principais problemas nas empresas e dar respostas rápidas enquadra-se nisso. Muitas vezes, as pessoas ficam frustradas devido à demora de feedback em suas solicitações. Portanto, não enrole: defina prazos para suas respostas e, quando forem negativas, explique o motivo disso e incentive cada vez mais a desburocratização nas respostas a serem compartilhadas com sua equipe.

E você, está aplicando Endomarketing em sua empresa?

Márcio Henrique Locatelli

Gerente de projetos, apaixonado por tecnologia, gestão de marcas, publicidade e marketing digital. Especialista em Ciência da Computação e pós-graduando em Branding e design de marca.

1 Comentário

  1. Gersson Junior de Sá
    12 de novembro de 2018 às 12:13 · Responder

    Excelente artigo. Nos dias atuais ainda é um grande desafio a implementação do Endomarketing dentro das organizações. Mas certamente é um grande diferencial tanto no ambiente interno das empresas, assim como reflexão externa para sucesso das mesmas dentro do mercado competitivo. Todos tem a ganhar tanto funcionários, como o mercado como todo em si.

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